Filosofia Kaizen

Kaizen é uma palavra japonesa formada por dois ideogramas: Kai, que significa mudança, e Zen, que significa melhoria. Refere-se à filosofia ou às práticas de melhoria contínua que consiste em ser melhor hoje do que foi ontem e, amanhã, ser melhor do que foi hoje.

O conceito kaizen foi implementado em várias empresas japonesas após a Segunda Guerra Mundial. Desde então, o Kaizen expandiu-se por todo o mundo. Entretanto, a empresa que promulgou essa filosofia e a perpetuou foi a Toyota, fazendo dessa filosofia a peça-chave no Sistema de Produção Toyota (TPS), que se dedica a garantir a máxima qualidade no processo fabril. Ao melhorar as atividades e processos padronizados, kaizen tem como objetivo eliminar o desperdício, mas essa prática vai muito além disso, atingimos novos objetivos por consequência do principal, como poderá ser comprovado na lista vantagens abaixo descritas.

Esse sistema foi preconizado por Taiichi Ohno, nascido em Dalian, China, de pais japoneses. Taiichi formou-se em Engenharia Mecânica na Escola Técnica de Nagoya. É considerado o criador do Sistema Toyota de Produção e pai do sistema kanban. Entrou para a Toyota Spinning and Weaving em 1932 e assim iniciou uma carreira de sucesso que culminou com a sua ascensão ao cargo de vice-presidente executivo, em 1975.

Apesar de ter sido criado para a indústria, ele hoje está difundido para todos os segmentos e porte de empresas auxiliando-as em todos os tipos de processos e projetos.

E é lógico que o sistema não ficou parado no tempo utilizando cartões físicos colados em um gride, hoje está inserido na Era Digital e com aplicativos disponíveis em várias versões.

Vantagens desse sistema:

Facilidade na tomada de decisão;

Eliminação de desperdícios;

Capacitação dos colaboradores individualmente;

Melhor aproveitamento da força de trabalho;

Consonância entre as equipes;

Aplicado com baixo investimento;

Humanização do local de trabalho;

Padronização dos processos;

Resultados em curto prazo;

Aumento da competitividade;

Aumento da satisfação do cliente;

Rapidez na solução dos problemas;

Aumento da rentabilidade;

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